PES – Projeto de Educação para a Saúde

 

PES – Projeto de Educação para a Saúde, associa-se às iniciativas do Programa de Alimentação Escolar “Crescer Saudável”, que tem como parceiro, entre outros, a Associação Portuguesa de Celíacos (APC), com vista a assinalar o “Dia da Consciencialização da Doença Celíaca”, o dia 16 de maio, bem como o mês do celíaco.

Assim, encontra-se disponível uma ferramenta especialmente dirigida aos Estabelecimentos de Ensino, abordando a doença celíaca e fornecendo orientações para lidar com a mesma, permitindo aos professores dinamizar atividades relacionadas com o tema, podendo utilizar para o efeito, os materiais que a APC disponibiliza, para sensibilizar os vários intervenientes da comunidade escolar e pessoal das cozinhas e  mostrar, de forma lúdica, a todas as crianças, jovens e comunidade escolar, o que significa ser celíaco e comer sem glúten, sem que isso seja visto como uma diferença.

Neste link pode ser feito o download do material didático sobre a Doença Celíaca e Dieta Isenta de Glúten de forma a ser utilizado nas atividades de sensibilização. A seleção e dinamização das atividades ficarão ao critério e responsabilidade do educador ou professor, podendo realizar outras atividades que não as descritas:

  • Brochura com jogos e atividades didáticas sobre a Doença Celíaca, realizada em parceria com o Intermarché: Aprender é divertido: glúten sem mistérios.
  • Contos infantis: O Manhoso Sr. Glúten, O Bando dos Celíacos, Mónica, Conhecendo a Doença Celíaca. Ambos apresentam uma linguagem adaptada ao público infantil, carregado de ilustrações que tornam o livro mais compreensível e divertido para explicar aos mais pequenos em que consiste a doença e como conviver com ela ao longo da vida;
  • Vídeos de infografia disponíveis emhttps://www.celiacos.org.pt/mes-do-celiaco/(2020) onde o tema é abordado de uma forma mais interativa e apelativa;
  • Conto Celinha Celíaca da autoria de Eve Ferretti & Pedro Mota Teixeira, e que é contada em formato de vídeo pelo Youtuber “Prosinha História”, tornando o conto ainda mais divertido e apelativo para as crianças:https://www.youtube.com/watch?v=Yt_cCu-h2hg.

. O professor é encorajado a enviar um e-mail educacional sobre a Doença Celíaca a todos os funcionários e pais, de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar. É Enviado o link a informação a incluir nesse e-mail.

. Poderá ainda partilhar com a escola e respetivos Diretores, o e-book “Doença Celíaca: como atuar na escola”, que enviamos neste no link.

A Coordenação do PES do AEPP agradece desde já a vossa atenção, disponibilidade e participação.

PES – Projeto de Educação para a Saúde

O PES – Projeto de Educação para a Saúde, associa-se às iniciativas do Programa de Alimentação…

Ler Mais

Calendário das matrículas e renovações de matrículas para o ano letivo 2022-2023

O Despacho n.º 4209-A/2022 estabelece o calendário das matrículas e respetivas renovações para a educação…

Ler Mais

Academia CV.pt: Uma parceria com o AEPP

Boas Práticas de integração de alunos migrantes na escola: o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres…

Ler Mais

Corta-Mato na PP

O Clube do Desporto Escolar promove, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, a…

Ler Mais

Natal Solidário

O AEPP, pretende, mais uma vez, apoiar a comunidade com a preparação de cabazes solidários…

Ler Mais

Agendamento de Entrevista - Horário (Assistente Social)

Informam-se os candidatos que se encontra disponível para consulta o agendamento das Entrevistas no âmbito…

Ler Mais

Lista de Candidatos Admitidos/Excluídos - Horário 8 (Assistente Social)

Informam-se os interessados que se encontra disponível para consulta a lista de candidatos admitidos/excluídos ao…

Ler Mais